VELORAMA
Velo-: do francês 'vélo', referente à bicicleta.
-orama: do grego 'hórama', designativo de espectáculo ou o que é visto.
Por Vinícius Leyser da Rosa.
A bicicleta e a fotografia sempre estiveram no topo da minha lista de interesses. Algumas pessoas diriam que é uma obsessão. E talvez estejam certas.
Bicicleteiro desde que me entendo como gente, me formei em Cinema pela UFSC em 2013 e desde então tento juntar as duas coisas, ainda que tenha desenvolvido esta atividade de forma tímida enquanto toco a vida com trabalhos mais mundanos.
Um dos primeiros cliques a trabalho. Jogos Abertos de Santa Catarina de 2014.
Atleta em destaque: Matias Médici - Avaí Ciclismo.
Graças ao contato próximo com uma das principais equipes de ciclismo do país (Avaí Ciclismo), tive a oportunidade de acompanhar muitas competições onde fui colocado em situações diversas e rapidamente ganhei uma boa experiência como fotógrafo deste esporte. Em pouco tempo eu já havia fotografado sentado na beira da estrada, em cima de uma moto a 60km/h, no carro de apoio da equipe, no sol escaldante, na chuva, no frio, na lama, em premiações, lançamentos de uniforme, ensaios institucionais, etc. E de bônus também pude viajar para outros estados e até para fora do país para registrar e vivenciar de perto o cotidiano dos atletas em grandes competições, como a Vuelta de Uruguay e o Tour do Rio.
À esta equipe, só tenho a agradecer por toda esta fase em que os acompanhei.
2015 - Volta do Uruguai, competição com décadas de história e atualmente homologada pela UCI. Viajar o Uruguai inteiro na garupa de uma moto acompanhando um pelotão que raramente baixava de 50km/h foi uma das experiências mais incríveis que tive até hoje.
Mas nem só de bicicleta vive uma pessoa, infelizmente. Ao longo do tempo fui diversificando o trabalho com fotografia de produtos, gastronomia, moda, e imóveis.
E você provavelmente me conhece porque fotografo a Via Amiga do Ciclista, um projeto incrível em Florianópolis onde um trecho da principal avenida da cidade é aberto ao treinamento de ciclistas e triatletas, bem como bicicleteiros de todo tipo. A ocasião permite não só treinar em total segurança sem a preocupação com o trânsito, mas também permite a prática de pedalar em pelotões e evoluir de forma diferenciada no esporte.